Pesquisadores do LABSEM-UFSC e Embrapa Suínos e Aves investigam a recuperação de amônia em biodigestores utilizando membranas

11/04/2024 10:46

Em uma colaboração entre laboratórios do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC (LABSEM, e-Biotech e PROCER) e a Embrapa Suínos e Aves, pesquisadores estão avançando na aplicação de membranas para a recuperação de amônia a partir de biodigestores de efluentes suínos.

Liderado pelo Prof. Marco Di Luccio, o projeto é financiado pela FINEP e conta com a expertise de professores do Departamento de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos (EQA) e pesquisadores da Embrapa, além de bolsistas de iniciação científica, doutorado e pós-doutorado.

 

O objetivo principal da pesquisa é desenvolver membranas seletivas a partir de materiais avançados, visando o sequestro da amônia gasosa gerada no tratamento de efluentes da cadeia de produção animal. Além disso, busca-se a geração simultânea de sulfato de amônio, um produto de alto valor agregado na cadeia de fertilizantes.

Entre os dias 25 e 28 de março, parte da equipe realizou uma visita às instalações da Embrapa Suínos e Aves na cidade de Concórdia, SC. Lá, eles tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito do processo e os pesquisadores Anderson da Silva e Ian Reis testaram as membranas preparadas no laboratório no processo com efluente real, obtido diretamente de biodigestores. Ainda, a equipe visitou a planta do SISTRATES® na Granja São Roque/Master (Videira, SC) para conhecer o que hoje configura um sistema de tratamento de sucesso, desenvolvido pela Embrapa em colaboração com a UFSC, para geração de biogás, remoção e recuperação de nutrientes e reuso de água.

Esse intercâmbio de conhecimento e experimentação é fundamental para o avanço contínuo da pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras envolvendo questões ambientais e agrícolas.

Parte da equipe do LABSEM-UFSC em visita ao SISTRATES®

Para mais informações sobre este e outros projetos desenvolvidos pelo LABSEM, visite o site oficial  e siga suas redes sociais: Instagram (@labsem.ufsc) e Linkedin.

Tags: AmôniaEmbrapaMembranasProjeto